quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Artista psicótico esquizofrênico

A evolução da arte de um artista psicótico esquizofrênico


Louis Wain, artista plástico inglês (1860-1939) era um aficionado por gatos, que chegou a ser presidente do National Cat Club. Ficou famoso com suas ilustrações envolvendo gatos para calendários, álbuns e cartões postais . Segundo Wain, o motivo pelo qual ele começou a pintar gatos foi uma sugestão do Peter, seu gatinho preto e branco.

Com o tempo e principalmente após a primeira guerra mundial, a demanda pelas suas ilustrações foi diminuindo e alguns sinais de desordem mental começaram a surgir, chegando algumas vezes a tornar-se agressivo e violento. Aos 57 anos foi internado onde passou os últimos 15 anos da sua vida. Porém sua fixação em desenhar gatos continuava, só que conforme a doença avançava sua técnica mudava chegando a um ponto onde os gatos praticamente desapareceram, virando uma combinação de padrões geométricos repetitivos criando fractais. A sua abstração da realidade ficou vivamente refletida na sua arte.


FASE NORMAL OU PRÉ- PSICÓTICA





FASE PSICÓTICA

Posted by Picasa


Bjinhauuus e amanhã é sexta!!! Viva!

Um comentário:

  1. Oie!

    Que ótimo, esta certissima, muita gente se engana e acha que so cachorro precisa de identificação né..
    Quanto a não deixa-lo sair de casa acho súper sábio. Eu perdi a minha assim, a encontrei na rua bem filhotinha, adotei, amei mais que tudo, era minha nega linda, mas um infeliz a envenenou, nossa eu e minha mae sofremos demais, sofro ate hoje.

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita, seu comentário é muito bem-vindo!
Nós ficamos felizes em recebê-lo, volte sempre!!!
Bjinhaus
Wayne, Rodrigo e família Gatos Amados da minha vida!=^.^=

Pesquisar este blog